Ontem meu irmão Carlos e eu lembramos de algumas bandas nacionais de um sucesso só dos anos 90.
Falarei por mim: eu fui uma adolescente que via muita MTV. Eu assistia a programação vespertina e noturna todos os dias (desde o Feijão, passando pelo Gás Total, Teleguiado até o Insônia). Entre o pessoal da minha idade que viveu o "auge" da adolescência entre 94 e 96, isso era normal, creio eu. Bom, passando o dia na frente da TV assistindo à todos os video clipes possíveis e imagináveis, eventualmente eu descobria grandes bandas que até hoje tocam no meu ipod ou som do carro. Só que o mais divertido, é claro (e eu sempre adoro "o mais divertido") foi conhecer as "bandas nacionais de um sucesso só" cujas músicas eu absorvi por osmose. Evidentemente elas já eram ruins naquela época, tanto que o tempo delas de permanência na mídia foi curto. Mas os vídeo clipes rodavam TANTO na MTV que eu acabava, eventualmente, gostando do que ouvia. Entretando, de todas apenas uma conseguiu me fazer adquirir o CD: Baba Cósmica. Sim, um horror.
Citarei aqui as "pérolas videoclípticas" que mais me marcaram. Detalhe: tenho todos esses vídeos gravados em VHS's até hoje.
1. Os Ostras - Uma, Duas ou Três (Punheta)
A recordação mais clara que eu tenho desse vídeo na verdade não é do vídeo, e sim da cara de tacho das VJ's (na época, tinha a Cuca, a Soninha, a Alessandra...) apresentando o clipe com este ridículo título. Lembrando que apareciam duas meninas sem camisa no clipe e eu sempre me questionei se elas não eram homens devido à falta de peito de ambas.
2. Lagoa - Revista de Mulher Pelada
Um tipíco vídeoclipe nacional-tosco-dos-anos-90-de-bandas-de-um-sucesso-só: imagens que se repetiam, uma música sem sentido, um menino feio, mulheres peladas. Ê laiá! E chegou a ficar em primeiro lugar no Top 20 Brasil! O povo tinha um mal gosto danado.
3. Virgulóides - Bagulho no Bumba
Eu lembro até hoje quando esta pérola estreou no Ponto Zero (aquele programa de clipes inéditos). Foram apresentados como uma banda que seria um sucesso, no estilo dos falecidos Mamonas Assassinas. Não rolou. Este é outro clipe nacional típico dos anos 90: gente feia, mulherada, música idiota... A recordação mais clara que eu tenho deste vídeo é o das caretas (propositais ou não) do vocalista do grupo. Feio de dar nojo.
4. Baba Cósmica - Sábado de Sol
O Baba Cósmica surgiu (também) na onda dos Mamonas. O baterista era parente de alguém da gravadora (inclusive hoje ele produz discos por aí) e o resto é história. História pra boi dormir, porque eles eram muito ruins. Os videos, piores. Ainda tenho o disco deles guardado, se você quer saber.
5. P.U.S. - Seu Verino
A Syoung (baixista do P.U.S.) era uma pseudo-Pamela Anderson-roqueira-brasileira. Lançou livro de contos eróticos, exibia tatuagens e piercings em lugares estratégicos, abusava das botas super altas e mini-saia no tempo em que as meninas da quinta série ainda nem pensavam em usar. Só que era casada com o vocalista da banda, que certamente é uma das pessoas mais feias que eu já vi... O vídeo de Seu Verino era tosquíssimo. A música, pior. P.U.S. lançou mais alguma coisa depois disso? Alguém sabe? Onde está Syoung?
6. Maskavo Roots - Djorous
Antes de virar apenas Maskavo, eles eram Maskavo Roots, tinham um vocalista com cabelão comprido horroroso, músicas grudentas e vídeos toscos. Antes de Djorous houve a chata "Tempestade", que figurou por muitos dias nos primeiros lugares do Disk MTV, mas "Djorous" era pior. "Tempestade" era ouvível, ao contrário da segunda.
7. Catapulta - Puêra
Se eu bem lembro do vocalista, ele parecia um lutador de jiu-jitsu do mal. Além disso, falava com uma voz tão inaudível que eu nunca soube, afinal, o que ele cantava no único "sucesso" (cof cof) do grupo. Não lembro o "enredo" do vídeo, mas recordo que terminava com um monstro que poderia ter saído de algum filme do Zé do Caixão devorando o vocalista. Tosco. Imperdível. Em abril de 97 eu assisti a um show deles no Bar Opinião, abrindo o show dos californianos do Dog Eat Dog em POA. Muitas bandas fracassadas para um show apenas. Um horror.
8. Viper - Coma Rage O mais legal do Viper é que na época desse vídeo (1994), eles posavam de metaleiros. Uns dois anos depois, vendo que daquele mato não saía mais cachorro, eles mudaram o estilo e se transformaram nos pais do KLB. Cortaram os cabelões, diminuíram o ritmo, resolveram escrever suas pobres letras no idioma da terrinha e pimba! Virou pop. Até rolou um vídeo deles dessa fase "light" chamado "8 de Abril". Aliás, rolou bastante na MTV. Só que eu sempre preferi "Coma Rage", que era super do mal.
9. Tantra - Tropicália
Com certeza esse foi o vídeo mais divertido daquela época. Minha amiga Luana e eu nos divertimos muito às custas dele. Um vídeo ruim, ruim, ruim de doer, mas feito para ser levado à sério. Puxa, era o vídeo de uma música cover do Caetano Veloso, minha gente! O resultado? Cruzes, sangue, um cenário mal-feito e uma banda que durou só uma música.
10. Maria do Relento - É Fácil Dizer Adeus
Esse povo aqui do Sul... vou te contar, viu? Cada banda ruizinha! Maria do Relento fez sucesso relativamente grande ("provinciamente" falando) nos anos 90 por aqui. Aí produziram esse vídeo hor-ro-ro-so que ficou MESES nas paradas da MTV, por algum milagre ou às custas de muito batuque. No clipe tinha tudo: mulheres semi-nuas, homem vestido de camelo, gracinhas no Parque da Redenção, bobagens entre os integrantes da banda... Tinha tudo pra dar errado, mas colou. Em 1996, claro. Depois eles sumiram. Ainda bem.